Rússia e EUA selam acordo para que novos ataques não aconteçam na Síria

 

Serguéi Lavrov, Ministro dos Negócios Estrangeiros russos, afirmou nesta quinta – feira (13) a Walid al Mualem, seu equivalente sírio, que acordou com o secretário dos EUA em sua última visita a Rússia que os ataques a Síria não irão acontecer novamente.

“Na quarta-feira falamos bastante sobre este assunto com o secretário de Estado Norte-Americano, Rex Tillerson, e chegamos à conclusão de que algo semelhante não deve se repetir” – disse Lavrov ainda em Moscou.

Lavrov afirmou que o ataque teve um papel provocador, mas enalteceu o esforço de Tillerson para que uma solução para a Síria fosse encontrada.

O ministro russo solicitou às autoridades sírias que convidassem peritos da OPAQ  (Organização para a Proibição das Armas Químicas) para comparecerem à Síria como observadores para investigar o último ataque.

Já Mualem agradeceu o apoio russo e a posição que o país tomou em relação ao Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Síria e reafirmou a solicitação dos russos para o comparecimento dos observadores ao país.

Tanto o ministro americano, quanto o russo entraram em consenso em relação a investigação do ataque de quatro de abril na Síria, mas discordaram em relação a ações do presidente sírio Bashar al-Assad, que tem amplo apoio russo.

Tillerson reafirmou que para Washington o regime de Assad faz com que o ataque se perpetue. Em relação ao futuro do reinado sírio, o ministro americano afirma que está próximo do fim e que a comunidade internacional não aceitaria um protagonismo do mesmo, e que com sua saída de forma organizada todos os grupos étnicos sírios terão representatividade nas negociações futuras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s