Benefícios da auriculoterapia para dores na coluna

A acupuntura compõe a Medicina Tradicional Chinesa, que é a denominação dada às praticas medicinais desenvolvidas há mais de cinco mil anos pelos chineses, baseada nos cinco elementos (terra, fogo, metal, água e madeira). Está pratica trabalha toda a parte energética do corpo humano. No corpo humano existem em torno de 12 canais de acupuntura e neles existem diversos pontos para tratar de inúmeras patologias.

A acupuntura feita somente na orelha (pavilhão auricular) é chamada de auriculoterapia e tem aproximadamente 200 pontos que diagnosticam e tratam os mais variados problemas orgânicos, emocionais, além de dores em geral. Podem ser usadas agulhas, sementes de mostarda, cristais de quartzo, esferas de prata ou ouro e a escolha do material utilizado vai depender do terapeuta.

Atualmente na acupuntura a procura maior tem sido para o controle de ansiedade, para melhorar a qualidade do sono, para emagrecer e muitas vezes, até mesmo para dores na coluna e articulações.

Os benefícios da acupuntura para alívio dos problemas de coluna são indiscutíveis, pois todos sabem que o estresse da vida moderna faz com que as pessoas fiquem tensas, sintam dores nas costas e que nem sempre os remédios ajudam a diminuir este incômodo, por este motivo muitos médicos e fisioterapeutas começam a reconhecer e até mesmo indicar a acupuntura.

Com o uso de esferas, sementes de mostarda ou micro agulhas, vários problemas da coluna, dores na cervical, dorsal e lombar, por exemplo, podem diminuir ou até mesmo desaparecer. As dores nas costas, pescoço, nuca, pernas e quadril melhoram muito com as micro esferas nos devidos pontos, após os mesmos terem sido estimulados por meio do apalpador, que não só indica o local exato do ponto como também faz uma estimulação inicial para que logo após se fixe a esfera. Por sete dias aquele ponto permanece fixo na orelha e depois de uma semana, é preciso passar os pontos para a outra orelha, seguindo com o tratamento dessa forma por cerca de oito semanas. A aceitação da pessoa para com de tratamento vai ajudar no sucesso do mesmo, pois é um tipo de medicação, já que deriva da medicina tradicional chinesa e os pontos ativam micro sistemas que acionam as células cerebrais e estas produzem as endorfinas, as proteínas, ou o que a pessoa esteja precisando para minimizar ou sanar a patologia que o paciente tenha.

As pessoas devem, evidentemente, comunicar ao terapeuta se está fazendo uso de alguma medicação, pois a acupuntura potencializa os efeitos do remédio, auxiliando na recuperação do paciente.

Para exemplificar melhor os benefícios desta medicina alternativa, o terapeuta auricular Ariovaldo Arcas explica ´´ No tratamento para a coluna, podem ser usados os pontos da coluna cervical, dorsal e lombar, estes pontos ajudam a desbloquear a região referente,  em conjunto com outros pontos para liberar a musculatura ou em termos mais específicos, liberar a energia estagnada nestes pontos que provocam a dor, porém cada caso é um caso, não dá para se falar de forma genérica, cada paciente deverá ser analisado por um acupunturista que saberá qual o melhor tratamento “.

A acupuntura é uma aliada da medicina em geral, pois auxilia no tratamento de vários quadros, razão pela qual não se deve abandonar medicação prescrita anteriormente. Tanto o médico que prescreveu o remédio, quanto o terapeuta, deve ter o conhecimento do tratamento que está sendo utilizado por cada um, para que a pessoa extraia o melhor de ambos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s