Reforma da previdência ainda sofre com resistência no Congresso

Apesar de mudanças que abrandaram a proposta de reforma previdenciária, esta ainda encontra forte resistência no congresso.

A proposta necessita de votos favoráveis por parte de 308 congressistas, equivalentes a três quintos dos 513 totais.

A votação da reforma da previdência no plenário da Câmara é estimada a ocorrer apenas na terceira semana de Maio, após aprovação prévia por comissão especial.

A maior aposta do governo Temer para mudar a situação econômica atual do país só poderá ser aplicada caso seja aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e em dois turnos no Senado.

Apesar da reforma previdenciária ser a maior aposta do governo para melhorar a situação econômica, a resistência é grande por parte da Câmara dos Deputados. Créditos: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

As mudanças na proposta incluíram a diminuição da idade mínima para as mulheres, sendo agora 62 anos, enquanto a idade para os homens foi mantida em 65 anos de idade.

O procedimento para o período de transição também foi modificado, com o abrandamento de regras referentes ao cálculo de benefícios, proibição de acúmulo de benefícios, aposentadoria rural, aposentadoria de professores e policiais, e Benefício de Prestação Continuada, pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Ainda assim, a situação atual para aprovação das medidas é complicada, com a aprovação pela comissão especial sendo ameaçada, já que 14 deputados declararam seu voto a favor, 13 contra, sete não declararam seu voto e um se declarou indeciso.

A votação do parecer pela comissão especial que avaliará a proposta está previsto para o dia 2 de Maio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s