Merkel ressalta perda de direitos na UE após Brexit

Nesta quinta – feira (27) Angela Merkel, chanceler da Alemanhã, advertiu os britânicos para que não se iludam achando que continuarão a usufruir dos direitos da União Européia após a desfilação do bloco e reafirmou que a UE só selará laços futuros com Londres depois que o acordo de saída estiver acertado.

Com um tom firme em Bundestag,  câmara baixa do parlamento, Merkel afirmou que os diálogos sobre as obrigações financeiras do Reino Unido com o UE terão de ser abordadas no início das negociações.

“Um terceiro Estado, e é isso que o Reino Unido será, não pode e não irá ter à sua disposição os mesmos direitos…que os membros da União Europeia” disse Merkel aos parlamentares.

Merkel ressaltou a situação dos britânicos com os privilégios, pois muitos ainda pensam que os terão, o que a chanceler ressaltou ser perda de tempo.

A chanceler voltou a afirmar que o Brexit só voltará a ser discutido efetivamente após a eleição parlamentar britânica e enfatizou que os membros da UE concordam que a desfiliação deve ser a primeira coisa a ser resolvida.

“Só podemos acertar um acordo sobre o relacionamento futuro com o Reino Unido quando todas as questões sobre sua saída tiverem sido esclarecidas satisfatoriamente” afirmou.

UE e Merkel terão de discutir principalmente a situação de europeus que residem no Reino Unido, esta tem sido a principal preocupação de ambas as partes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s