O que é Acupuntura?

A acupuntura é uma terapia milenar originária do Oriente, e é feita através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. As agulhas, ao serem aplicadas em algumas regiões específicas podem tratar ou ajudar a tratar diversas doenças físicas e/ou emocionais (como por exemplo, sinusite, asma, enxaqueca, artrite etc), melhorando também o sistema imunológico de uma pessoa, pois as agulhas estimulam as terminações nervosas da pele e dos outros tecidos, enviando mensagens ao cérebro, que entende que é preciso agir no corpo, com ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Comprovações científicas mostram que a acupuntura é eficaz e no Brasil médicos tem reconhecido a eficácia dela para complementar tratamentos clínicos. Ela pode ser utilizada para tratar de doenças e distúrbios emocionais: ansiedade, estresse, depressão, sinusite, artrites e outras inflamações.

As agulhas devem ser descartáveis por isso é sempre bom certificar-se que o profissional é competente e que não reutiliza as agulhas.

De acordo com Marcos De Tarso, terapeuta e dono da “Clínica e Escola Phoenix” são diversos os tipos de acupuntura e, embora com funções diferentes, todas elas seguem os mesmos princípios milenares chineses.

1. Acupuntura auricular

É também chamada de auriculoterapia, podendo usar agulhas, sementes de mostarda ou pequenas esferas de cristal, ouro ou prata. É feita no pavilhão auricular e tem as mesmas indicações que a acupuntura sistêmica (a de agulhas no corpo).

2. Acupuntura estética

Visa à aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promovendo o crescimento de células que combatem a gordura localizada e ajudam a drenar os líquidos em excesso.

3. Acupuntura para emagrecer

Ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas e como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos (ansiedade, depressão etc) pode também  ajudar nestes problemas, fazendo com  a pessoa deixe de fugir dos seus problemas comendo excessivamente.

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, doente ou não e para as crianças que tem medo de agulhas recomenda-se  a auricular com esferas.

A Acupressão é também uma forma de acupuntura que pode ser aplicada para aliviar a dor de cabeça, a cólica menstrual e outras dores que surgem no dia- a -dia. É indicada para aliviar dores ou para estimular o funcionamento de órgãos através da pressão de pontos específicos nas mãos, pés, e braços.

Segundo a medicina tradicional chinesa, estes pontos representam o encontro de nervos, veias, artérias e de canais vitais, o que faz com que se encontrem energeticamente ligados com todo o organismo e podem aliviar dores de cabeça, tensão, estresse, cólica menstrual, alergias e enjôo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s