EUA anuncia saída de acordo climático de Paris

Nesta última quinta – feira (01) o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que irá retirar os Estados Unidos do acordo global sobre clima de Paris.

Esta ação que foi prometida desde a sua campanha presidencial repercutiu e gerou comentários negativos por lideres empresariais e aliados norte americanos. Inclusive Barack Obama lamentou a saída já que participou de maneira ativa na negociação deste acordo.

Durante uma cerimônia na Casa Branca Trump declarou que a saída dos EUA representa “uma reafirmação da soberania americana” e que pretende iniciar negociações para um novo acordo ou uma revisão do atual “em termos que sejam justos aos Estados Unidos, suas empresas, seus trabalhadores, seu povo, seus contribuintes”.

Entretanto países como a França, Alemanha e Itália se recusaram a sugestão de uma revisão. A saída fez com que os EUA se juntem a Síria e Nicarágua como os únicos países no mundo a não participarem do acordo.

Retomando o seu discurso de campanha, com o foco de priorizar a América, Trump afirmou que o acordo prejudicara a economia e os trabalhadores de seu país de maneira geral e ressaltou que foi eleito para representar os seus cidadãos e não os de outros países.

Segundo a Reuters, Obama afirmou que os países que permaneceram no acordo colheram os frutos no futuro e ressaltou ainda “Mesmo na ausência da liderança americana; mesmo que este governo se junte a um pequeno punhado de nações que rejeitam o futuro; estou confiante que nossos Estados, cidades e empresas irão avançar e fazer ainda mais para liderar o caminho e ajudar a proteger o planeta para gerações futuras”.

O pacto se refere ao comprometimento das nações de reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s